Perda de Peso

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Mitos sobre emagrecimento

26/04/2013
Li uma matéria na internet sobre mitos de emagrecimento, coisas que muita gente faz e acredita mas que são extremamente maléficas para a saúde e não ajudam a emagrecer. Acabei fazendo uma busca e selecionei alguns mitos que eu mesma já caí. Eu admito que já fiz muitas dietas loucas e perdi muito peso rápido sem atividade física, apenas passando fome e de que adiantou? Da mesma forma que perdi peso rápido, ganhei rápido e de brinde alguns quilos a mais. O que vem fácil vai fácil.


Mito: Fazer jejum
De acordo com os especialistas, pular refeições para perder peso é uma prática errada e arriscada porque o organismo se readapta a estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. Ou seja, quem faz jejum acaba acumulando mais gordura. O jejum prolongado (de ficar dias sem comer) faz a pessoa perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal, pois o organismo foi treinado para manter grandes reservas energéticas a fim de se prevenir de um novo período de jejum.
Coma, minha gente, comer de 03 em 03 horas acelera o metabolismo, mas pequenas porções por favor né!


Mito: dietas da moda são ótimas para perder peso
Essas "dietas" geralmente limitam seriamente ou proíbem alguns tipos de alimentos.
Desconfie de qualquer dieta que restrinja os principais grupos de alimentos a longo prazo. A alimentação deve ser saudável e equilibrada. Ao seguir uma dieta de poucas calorias com um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras você perderá peso sem prejudicar seu organismo e terá uma menor probabilidade de recuperar o peso perdido.
Gente, não cortem os carboidratos, eles são essências para o funcionamento do organismo, mantenha um equilíbrio, não se puna, coma moderadamente.

Mito: fazer dietas restritivas vale a pena
Tomar apenas sucos durante duas semanas, reduzir a refeição a um prato de alface com frango, deixar de comer carboidrato, gordura e tudo mais que pode engordar. Esses e muitos outros sacrifícios são feitos para secar aqueles quilinhos extras – principalmente com a aproximação do verão.
Mas esse comportamento, que pode ser um complemento ao de pular refeições, também não funciona. Mesmo que a pessoa consiga emagrecer, a chance de engordar novamente é grande, pois, segundo Rosane, além de prejudicar o organismo, as dietas restritivas são altamente sabotáveis e de fácil desistência.
Deixem de fazer dieta maluca, sou a prova viva que NÃO FUNCIONA, quando acabar a doideira você ganha todo o peso e ainda mais.


Mito: comer arroz e feijão engorda
Por serem fontes de carboidratos, muitas pessoas que desejam emagrecer não titubeiam na hora de eliminar essa combinação tipicamente brasileira, pensando que ela não é estritamente necessária para a saúde. Mas, segundo Claudia, consumir arroz e feijão é importante para a dieta. Isso porque seus nutrientes se completam.
Enquanto o arroz apresenta mais metionina do que o feijão, este tem mais lisina do que o arroz. “O consumo desses alimentos em conjunto comtempla a dieta com vitaminas do complexo B, cálcio e ferro”, afirma. Além disso, estudos já comprovaram que o efeito de saciedade que a combinação provoca ajuda a perder peso. O importante é só não exagerar nas quantidades.
Faz favor né, como falei, carboidratos são extremamente importantes, além de ser super nutritivos.



*Fontes Uol, Terra, Revista Exame

0 comentários:

Postar um comentário

 

Diário da Dieta da Cris Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template